ASSERTIVIDADE

Recebi de um amigo um texto sobre assertividade de Lícia Egger Moellwald.

Gostei, pois me identifiquei bastante. Aqui está uma adaptação: o texto sob o meu ponto de vista.



Assertividade é falar e fazer o que achamos certo, sem desrespeitar os outros.

Sendo assim, podemos falar a verdade sem ofender, e defender nossos direitos sem agredir as pessoas.

Pra começar a aprender a ter assertividade é preciso perder o medo de dizer não, afinal ninguém é obrigado a fazer ou falar algo que não queira. Enquanto isso tem muita gente por aí ferindo, magoando e humilhando os outros usando a desculpa esfarrapada de que "Eu sou assim, falo tudo que penso, esse é o meu jeito”(E realmente acreditam que isso seja uma virtude), em contra partida essas pessoas não são aceitas como gostariam, são vistas com antipatia pelos colegas de trabalho e por todos que, por algum motivo são obrigados a conviver com elas.

Para começar a ter assertividade é necessário: ser flexível, bom ouvinte, sincero, objetivo e educado; aceitar as diferenças e permitir que todos se sintam à vontade para expressar sua opinião; não gritar ou falar qualquer coisa sem pensar no que está dizendo; discordar com naturalidade e expressar-se com educação; jamais inventar ou distorcer os fatos, pois, certamente vai gerar desconfiança; falar francamente se for injustiçado ou mal interpretado.

Ser assertivo é ter uma postura educada, porém nunca, covarde. Isso ajuda a melhorar a autoestima e diminuir o estresse.


Zezinha Sousa



Comentários

Del Rodrigues disse…
Oi amiga, vc escreve muito bem! Passei por aqui para desejar-lhe um Feliz Dia do Amigo! Que sua semana seja iluminada...Um grande beijão.
Zezinha Sousa disse…
Obrigada, querida, vc é sempre bemvinda. Estou passando no teu cantinho sempre cheio de novidades pra sala de aula. Bjo grande!!
Del Rodrigues disse…
Obrigada! Passei mais uma vez para agradecer-lhe vc é uma amiga que sempre esteve presente me dando força desde que eu começei. Beijocas
QUE BOM ADOREI TEU TEXTO MAIS UM ENSINAMENTO QUE FICA GRAVADO EM NOSSA MENTE.

BEIJOS
Anônimo disse…
Olá querida Zezinha, muito bom texto.

Seria muito bom se as pessoas tentassem resolver seus problemas e ferissem menos
muitas vezes transferindo suas dificuldades
e frustrações...

Boa noite e um abraço amigo.

Amélia
EternoAprendiz disse…
Belíssimo texto minha amiga!!!
Obrigada por dividí-lo conosco!!!
Beijos!!!
Denise disse…
Adorei Zezinha: ótima síntese.
Super assertiva - bem argumentado e com fundamento explícito. Há muita confusão sobre esse conceito, o que em geral reflete a ideia da falsa virtude, tão bem colocada por vc.

Beijos, minha querida. É bom chegar num lugar que nos permite sair melhor que antes!
Beatriz Prestes disse…
Como é delicioso estar aqui te lendo querida!!
Você é um show em teu escrever!
Beijo com carinho
Bea
Zé Carlos disse…
Zezinha, eu enxergo como assertividade " saber ouvir" as pessoas. Se a gente consegue ouvir e depois raciocinar, antes de responder, tem quase 100% de acerto.

Um beijo grande e uma linda quinta-feira, ZC
Mari disse…
Oi Zezinha, bom dia querida!

Muito bom seu texto e vou te dizer que pensamos bem parecido, ou melhor..sentimos parecido!

Um beijão
Ivana disse…
Olá amiga Zezinha,
Se conseguirmos falar menos e ouvir mais, as chances de acerto são maiores. Mas, somos humanos e estamos sempre aprendendo. Ótimo texto, um beijão!
Zezinha Sousa disse…
A intensão da postagem é ampliar o pensar e o falar sobre assertividade, assunto polêmico, mas que pode gerar bons frutos se começarmos a refletir sobre o tema. Obrigada pelos comentários que só acrescentam, meus amigos queridos. Um abraço com carinho em cada um de vocês. Bjosss!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Versos Improvisados

TUDO PASSA