quinta-feira, 3 de setembro de 2009

NOSSO OLHAR SOBRE A ESCOLA


O olhar que temos sobre a escola onde trabalhamos é o mesmo olhar que temos sobre nós mesmos.
Quando vemos a escola de uma forma ampla e dinãmica, podemos perceber o que ela tem de bom, o que está melhorando, o que ainda precisa melhorar e como podemos contribuir para isso. Esse é o olhar de um professor dinâmico, que aceita desafios, que enxerga o seu próprio potencial, a sua capacidade e a sua responsabilidade no processo de transformação positiva pela qual a escola sempre deve estar possando, pos ela nunca estará perfeita já que é um ambiente vivo e humano.
Quando vemos a escola como uma prisão, sem perspectivas, sem motivação, é porque é com esse olhar que nos vemos. Esse é o olhar do profissional que não consegue enxergar o que está a sua volta, apenas o que está a sua frente. Esse é o olhar de quem acha que não precisa mudar para começar a transformar o ambiente em que vivi e sim de quem pensa que todos tem que mudar para adaptarem-se a ele.
Por isso para nos conhecermos melhor é muito importante que cada um de nós reflita sobre "Como eu vejo a minha escola?" Poi a resposta para essa pergunta é a mesma para a que temos sobre "Que tipo de profissional eu sou?".
Profª Zezinha Sousa