Foto: Blog Pedagoga Literária |
Do que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
O livro Tecelã do Tempo... Histórias de uma vida conta, em prosa e versos, minha história vinculadas a outras histórias de pessoas que superaram os limites impostos pela época e pelo espaço em que viveram e muitos ainda vivem. O enredo se dá numa cidade do interior onde o clima bucólico se contrapõe aos conflitos e a coragem dos seus moradores. As vidas aqui narradas surgem como tramas de um tecido com seus avessos nos quais estão muitas respostas para os questionamentos das personagens. A ideia de escrevê-lo surgiu da necessidade que senti de registrar essas histórias enquanto refletia sobre tudo o que passou, lá haviam muitos fantasmas que eu precisava enfrentar. Considero importante levar para as pessoas esse novo jeito de olhar o passado e enxergá-lo sem vítimas nem algozes, apenas vidas que fluem ao longo do tempo deixando um rastro de grandes lições e novos valores. A obra se destina a aos públicos jovem e adulto.
Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Desde criança sou apaixonada por Literatura. Em 2010 comecei escrevendo matérias para uma revista pedagógica. Enquanto isso realizava projetos de poesia na sala de aula resultando em livros artesanais com poemas produzidos pelos alunos.
Comecei a escrever poemas e publicar no blog Tecendo a Vida que fiz para esta finalidade. Em outro blog Ação Educativa, publico textos referentes à minha experiência profissional como professora. Participo do site União dos Escritores Virtuais A Casa da Poesia, onde publico meus poemas e crônicas, lá também sou colunista semanal. Participei com outros escritores de quatro Antologias Poéticas da Casa da Poesia, publiquei um livro virtual de poesias intitulado Simples Assim.
Tecelã do Tempo... Histórias de uma vida, é o meu primeiro livro físico e pretendo continuar escrevendo, não vejo nenhuma possibilidade de parar, pois adoro escrever.
O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
A vida do escritor no Brasil não é nada fácil, ninguém se torna escritor se realmente não gostar muito do que faz. É necessário tempo e dedicação. Qualquer escritor se sente feliz quando está escrevendo um livro, porém é preciso vender sua obra. Ainda há um longo caminho a percorrer para que a leitura se torne um hábito na vida dos brasileiros.
Mas sou otimista, acredito que cada um de nós que estamos envolvidos diretamente com as Letras, temos nossa parcela de responsabilidade em fazer com que o livro chegue mais fácil até o leitor e de criar meios para despertar o interesse nos menos interessados.
Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Através do site União dos Escritores Virtuais, na pessoa do seu administrador Renato Batista, tive o prazer de participar das Antologias Poéticas volumes 1, 2, 3 e 4, todas produzidas pela Scortecci Editora e Editora Casa da Poesia.
O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Tecelã do Tempo... Histórias de uma vida, é um livro que vai prender a atenção do leitor do começo ao fim. As histórias reais contadas em prosa e versos torna a leitura leve e agradável. O leitor viajará no tempo, conhecendo ou reconhecendo costumes e cultura de um espaço diferente, mas real. Cada história despertará diferentes emoções e reflexões sobre os avessos que existem em cada trama com que a nossa vida é tecida.
Obrigado pela sua participação.
Fonte:http://portaldoescritorscortecci.blogspot.com.br/2017/05/entrevista-com-zezinha-lins-autora-de.html