sábado, 19 de setembro de 2009

ASSERTIVIDADE

Assertividade é falar e fazer o que achamos certo, sem desrespeitar os outros.
Sendo assim, podemos falar a verdade sem ofender, e defender nossos direitos sem agredir as pessoas.
Pra começar a aprender a ter assertividade é preciso perder o medo de dizer não, afinal ninguém é obrigado a fazer ou falar algo que não queira. Enquanto isso tem muita gente por aí ferindo, magoando e humillhando os outros usando a desculpa esfarrapada de que " Eu sou assim, quando falo, falo na cara"( coitados, acreditam que isso seja uma virtude), em contra partida essas pessoas não são aceitas são vistas com antipatia pelos colegas de trabalho e por todos que, por algum motivo são obrigados a conviver com ele.
Para começar a ter assertividade é necessário: ser flexível, bom ouvinte, sincero, objetivo e educado; aceitar as diferenças e permitir que todos se sintam à vontade para expressar sua opinião; não gritar ou falar qualquer coisa sem pensar no que está dizendo; discordar com naturalidade e expressar-se com educação; jamais inventar ou distorcer os fatos, pois, certamente vai gerar desconfiança; falar francamente se for injustiçado ou mal interpretado.
Ser assertivo é ter uma postura educada, porém nunca, covarde. isso ajuda a melhorar a auto-estima e diminuir o esstresse.
(Adaptação de um texto que recebi de um amigo)