sábado, 19 de setembro de 2009

ASSERTIVIDADE

Assertividade é falar e fazer o que achamos certo, sem desrespeitar os outros.
Sendo assim, podemos falar a verdade sem ofender, e defender nossos direitos sem agredir as pessoas.
Pra começar a aprender a ter assertividade é preciso perder o medo de dizer não, afinal ninguém é obrigado a fazer ou falar algo que não queira. Enquanto isso tem muita gente por aí ferindo, magoando e humillhando os outros usando a desculpa esfarrapada de que " Eu sou assim, quando falo, falo na cara"( coitados, acreditam que isso seja uma virtude), em contra partida essas pessoas não são aceitas são vistas com antipatia pelos colegas de trabalho e por todos que, por algum motivo são obrigados a conviver com ele.
Para começar a ter assertividade é necessário: ser flexível, bom ouvinte, sincero, objetivo e educado; aceitar as diferenças e permitir que todos se sintam à vontade para expressar sua opinião; não gritar ou falar qualquer coisa sem pensar no que está dizendo; discordar com naturalidade e expressar-se com educação; jamais inventar ou distorcer os fatos, pois, certamente vai gerar desconfiança; falar francamente se for injustiçado ou mal interpretado.
Ser assertivo é ter uma postura educada, porém nunca, covarde. isso ajuda a melhorar a auto-estima e diminuir o esstresse.
(Adaptação de um texto que recebi de um amigo)

Um comentário:

Sandra Barreto disse...

Adorei o texto,muito pertinente para algumas pessoas que se acham dona do mundo.Um grd beijo,voltarei sempre.

Poema sem registro

Numa folha de papel em branco Fiz de ti, poesia Versos concebidos em silêncio  Total ausência de grafia Segredos que não ouso ...