DITOS POPULARES

Passeando pelo blog de Raquel http://vacario.blogspot.com, encontrei esse texto, achei tão legal que resolvi postar aqui.

Eu falava assim... APRENDA O CORRETO:

E a gente pensa que repete corretamente os ' ditos populares'

Dicas do Prof. Pasquale:
No popular se diz: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bichocarpinteiro' "Minha grande dúvida na infância... Mas que bicho é esse que é carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro???"
Correto: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro' "Tá aí a resposta para meu dilema de infância!"

EUNÃO SABIA. E VOCÊ?
Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.'
Enquanto o correto é: ' Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.'
"Se a batata é uma raiz, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparrama pelo chão se ela está embaixo dele?" Tudo bem eu era uma malinha!

'Cor de burro quando foge.
'O correto é: 'Corro de burro quando foge!'"Esse foi o pior de todos!Burro muda de cor quando foge??? Qual cor ele fica??? Porque ele muda de cor???" Eu queria porque queria ver um burro fugindo para ver a cor dele! Sério!

Outro que no popular todo mundo erra:'Quem tem boca vai a Roma.'"Bom, esse eu entendia, de um modo errado, mas entendia! Pensava que quem sabia se comunicar ia a qualquer lugar!" O correto é: 'Quem tem boca vaia Roma.' (isso mesmo, do verbo vaiar).

Outro que todo mundo diz errado,'Cuspido e escarrado' - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. "Esse... Sei lá!
"O correto é: 'Esculpido em Carrara.' (Carrara é um tipo de mármore)

Mais um famoso.... 'Quem não tem cão, caça com gato.' "Entendia também, errado, mas entendia! Se não tem o cão para ajudar na caça o gato ajuda! Tudo bem que o gato só faz o que quer, quando quer e se quer, mas vai que o bicho tá de bom humor!"
O correto é:'Quem não tem cão, caça como gato.... ou seja, sozinho!'Vai dizer que você falava corretamente algum desses????? "
Fonte:
JAMIERSON OLIVEIRA
Site: www.revistapovos.com.brBlog: jamiersonoliveira.blogspot.com

Comentários

Eu falava corretamento o da batatainha, até ensinei o modo correto para os meus alunos! Mas os outros chegam a ser sinistro! rsrs Vou tetnar falar o correto, o povo não vai entender nadica!! hehe

Excelente post!
Beatriz Prestes disse…
Que legal!!!
Amei saber! Muito legal mesmo!!
Beijão Zezinha!
Bea
profemalukinha disse…
Amei a correção dos ditos populares e como se diz: vivendo e aprendendo.
será que falei corretamente????
bjs amiga

Postagens mais visitadas deste blog

Versos Improvisados

TUDO PASSA