terça-feira, 20 de julho de 2010

ASSERTIVIDADE

Recebi de um amigo um texto sobre assertividade de Lícia Egger Moellwald.

Gostei, pois me identifiquei bastante. Aqui está uma adaptação: o texto sob o meu ponto de vista.



Assertividade é falar e fazer o que achamos certo, sem desrespeitar os outros.

Sendo assim, podemos falar a verdade sem ofender, e defender nossos direitos sem agredir as pessoas.

Pra começar a aprender a ter assertividade é preciso perder o medo de dizer não, afinal ninguém é obrigado a fazer ou falar algo que não queira. Enquanto isso tem muita gente por aí ferindo, magoando e humilhando os outros usando a desculpa esfarrapada de que "Eu sou assim, falo tudo que penso, esse é o meu jeito”(E realmente acreditam que isso seja uma virtude), em contra partida essas pessoas não são aceitas como gostariam, são vistas com antipatia pelos colegas de trabalho e por todos que, por algum motivo são obrigados a conviver com elas.

Para começar a ter assertividade é necessário: ser flexível, bom ouvinte, sincero, objetivo e educado; aceitar as diferenças e permitir que todos se sintam à vontade para expressar sua opinião; não gritar ou falar qualquer coisa sem pensar no que está dizendo; discordar com naturalidade e expressar-se com educação; jamais inventar ou distorcer os fatos, pois, certamente vai gerar desconfiança; falar francamente se for injustiçado ou mal interpretado.

Ser assertivo é ter uma postura educada, porém nunca, covarde. Isso ajuda a melhorar a autoestima e diminuir o estresse.


Zezinha Sousa